Quando o Bebé Morde…

Não é fácil para os pais chegarem à creche e ouvirem queixas da educadora de que o menino começou a morder aos colegas. Mesmo quando esse morder, segundo ela, é apenas para se defender!

O nosso Glambaby começou por ter a mania de bater quando algo não lhe agradava, nós pais fomos repreendendo agarrando com firmeza a mão e dizendo que bater não se faz porque magoa, porque faz dóidói. E agora começou a morder!

É complicado porque na creche não estamos lá para os ensinar, temos que esperar que a educadora o faça por nós mas, são muitos meninos!

Há nossa frente só ainda mordeu uma vez e é incrível como, a criança fez-lhe mal e fugiu e ele, com 17 meses, vai direito a ele para o morder!

Mais uma repreensão!

Estamos a falar dum bebé! Se das primeiras vezes ele não tinha intenção de agredir quando nos batia, com o passar do tempo aprendeu a mostrar-se descontente desta forma!

Como pais, embora nos magoe ter que o repreender, é desde pequeninos que temos que o ensinar que não pode mostrar o seu descontentamento desta forma! Nem desta forma nem empurrando ou puxando cabelos!

Acaba por ser normal o bebé adoptar estas formas de defesa porque ainda não fala, ou não sabe como expressar verbalmente, que quer que a pessoa pare, ou que não faça isso ou que não gosta daquilo…

Mas sendo normal não é caso para os pais se rirem da habilidade do menino ou não fazerem nada para que aquela acção não continue! É preciso contê-la fisicamente, segurando a mão, o braço e dizendo de forma clara e firme, sem se rir, ou seja, com uma expressão séria: Não!

Porque se os pais, ou as pessoas à volta se rirem, o vosso bebé vai pensar que toda aquela repreensão não passa duma brincadeira e vai continuar a morder (se for preciso até mais vezes) porque as pessoas acham graça!

É importante que tenham sempre a mesma atitude sempre que o vosso bebé fizer algo agressivo, mesmo que pensem que não está a dar certo. Não se esqueçam que, com os bebés, os processos são mais lentos e que, mesmo assim, as crianças precisam ser ensinadas.

Quando o bebé começar a falar, ensinem-o a dizer quando não gosta de alguma coisa para que ele manifeste o que sente por palavras em vez de por más acções.

Educar não é fácil mas, com o tempo, todos conseguimos fazê-lo! Com calma e paciência tudo se faz.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s