Organizar a Biblioteca

Esta febre que tenho hoje por livros começou relativamente cedo. Lembro-me que o meu primeiro livro era da colecção “Uma Aventura”. Não era o livro que eu queria que me tivesse saído no sorteio! Em crianças julgamos muito os livros pela capa e, nesse dia, havia um sobre natureza que vinha separadores e capa dura que me chamou a atenção! O certo é que, até hoje, sei que li o livro que me saiu mas não me lembro da história e o que foi feito dele.

Mas foi aí que comecei a interessar-me mais pela leitura e que comecei a coleccionar livros! E, por incrível que pareça, quando uma obra saí com capa dura prefiro pagar mais e comprar essa versão! Talvez ainda lembrança do tal livro que nunca veio para minha casa.

Quando fui morar sozinha pela primeira vez, claro que tive que comprar uma estante para guardar os muitos livros que já tinha na altura. A colecção continuou a crescer e, comecei a ter uma fila de livros à frente doutra fila de livros… e livros na horizontal por cima dos livros na vertical… tornando a minha biblioteca pessoal num autêntico caos!!!

Daí o tema de hoje! Para que se consigam ver todos os livros e para que aspecto visual seja agradável é preciso saber organizá-los!

Aqui ficam algumas dicas do que eu costumo fazer cá em casa para os manter organizados:

  • Retira Todos Os Livros Da(s) Estante(s) Temos, assim, oportunidade para ver que livros é que temos, os que lemos, os que estão por ler…
  • Separa Os Livros Em Dois Montes Certamente que há na estante livros que leste e nem gostas-te e livros que nunca serás capaz de doar. Por isso, faz alguém feliz e dá os livros que não gostas a quem, possivelmente, irá gostar deles. Aqueles que vais querer guardar, vai separando por assunto, ou tema, ou nacionalidade.
  • Vê Se Há Livros Que Precisam De Restauro Porque há sempre aqueles livros que lemos mais e que estão na prateleira à mais anos e, por isso, começam a quer desfazer-se! Aprende a restaurar para que eles tenham mais tempo de vida.
  • Vende, Troca Ou Dá Livros Apesar de que eu não sou muito apologista de vender se queres fazer algum dinheiro podes sempre recorrer a sites como o OLX ou levar os teus livros para uma feirinha de segunda mão. Há sites também para quem quiser trocar livros com alguém! Se quiseres dá-los, há muitas opções! Podes dar a familiares e amigos, podes deixar num banco de jardim para alguém levar para casa (escolhe um dia sem chuva), podes oferecer a uma biblioteca…
  • Limpa A(s) Estante(s) Com os livros fora dela(s) é mais fácil limpar. Toma atenção ao tipo de material em que a estante é feita. Se não sabes que produto usar sem estragar, opta por um pano levemente humedecido com água é o suficiente.
  • Define Como Os Livros Vão Ficar Organizados Escolhe a forma mais fácil para tu encontrares os teus livros na estante. Existem muitas formas: pelo tamanho, número de páginas, cor, assunto, títulos favoritos, editora, data de publicação, data que o livro foi adquirido, género literário, por autor… Para mim a forma mais fácil será pelo nome do autor porque se és uma pessoa mais dada a policiais não tem lógica organizá-los por género literário! Se tem de vários géneros, podes organizar por género e dentro do género por autor!
  • Limpa Os Livros Nunca devolver os livros à(s) estante(s) sem os limpar cuidadosamente. Assim eles aguentarão mais tempo sem se estragarem pois as traças não atacam com tanta facilidade com os livros limpos. Mais uma vez com um pano ligeiramente humedecido com água.

Uma pessoa que ama livros vai ficar muito mais feliz com os livros bem tratados e organizados!

 

Advertisements