Quando O Bebé Doente Não Come

A doença dos nossos filhos, por si só, já nos deixa preocupados mas, para agravar a situação, muitas vezes, a falta de apetite aparece também associada a essa doença. Não é para admirar porque, nós adultos, normalmente, também ficamos com falta de apetite quando nos sentimos adoentados.

O problema é que, os nossos filhos são mais frágeis e, por isso, os pais ficam com o coração nas mãos quando eles adoecem. A falta de apetite, também chamada de inapetência, é um dos primeiros sinais de que algo está para vir, podendo juntar-se a febre, a diarreia e alguns outros sintomas que variam de acordo com o vírus ou a infecção.

Claro que, a primeira tendência dos pais, quando vêm a falta de apetite dos seus rebentos, é experimentar dar várias coisas para ver o que o bebé come. Mas, apesar da preocupação enorme em que eles comam, é importante não lhes dar nada que não seja saudável. Ou seja, nada de tentar dar açúcar, fritura ou doces mas sim oferecer várias frutas, verduras e legumes são ricos em vitaminas, minerais e que, por isso, contribuem para o aumento da nossa imunidade. Dentro do que o seu filho mais gostar destes alimentos saudáveis, ofereça e respeite o seu apetite.

E tentar seguir estas 10 dicas que ajudam na inapetência:

  1. Leite materno em livre demanda (se ainda forem amamentados);
  2. Água, muita água, porque o nosso organismo consegue ficar mais tempo sem alimento do que sem hidratação;
  3. Sumos de frutas naturais pois têm vitaminas e minerais. No caso de constipação ou gripe dê sumos com vitamina C;
  4. Refeições mais simples como arroz feito com caldo de vegetais e feijão enriquecido, ou massa com molho de tomate enriquecido, ou sopa de legumes. Use alimentos que aumentem a imunidade;
  5. Ofereça os pratos mornos ou frios para não aumentar as náuseas;
  6. Prefira dar menos quantidade de comida mas com mais frequência, isso ajuda, também com as náuseas;
  7. Frutas preferidas sempre à mão;
  8. Uma boa vitamina com leite vegetal ou até mesmo com leite de vaca, iogurte pode ajudar;
  9. Não force a alimentação;
  10. Amor, carinho, colo, aconchego e protecção em doses enormes.

Todo porque eles são o mais importante das nossas vidas.

Anúncios