Dica da Semana…

relogio

Nos tempos em que estamos, o tempo parece passar ainda mais depressa do que antes porque, projectamos milhares de coisas para um dia só e acabamos por acumular tarefas, que não conseguimos fazer no dia anterior, para o dia a seguir, e a seguir e a seguir…

Quando nos apercebemos, deixámos trabalho acumulado por fazer.

Por isso, hoje falamos em como controlar o tempo de modo a ser mais eficiente, ou seja, controlar o tempo para ter horas livres para outras coisas que há muito tempo que não faz. Como por exemplo, passar mais tempo com a sua família e amigos que é o maior problema de quem não organiza bem o seu dia. É importante ter tempo para tudo: trabalho, família, lazer, estudo ou desporto. Quem não organiza bem o seu dia normalmente está concentrado em apenas uma ou duas tarefas, pensando que não tem tempo para fazer o resto.

Começa o dia mas sente que tem muito para fazer e não sabe por outro começar. Para si todas as tarefas têm um peso igual e são todas essenciais.
Se se identifica, aqui estão algumas dicas para melhorar a sua organização:

1. COLOCAR EM AGENDA A PROGRAMAÇÃO DO SEU DIA
Assim terá sempre o seu dia bem organizado e ainda tem a possibilidade de consultar o que realizou no dia anterior, procurar números de telefone ou moradas. Na noite anterior, quando ainda o dia que passou bem presente na memória, pense na sua organização diária.
2. DEFINA PRIORIDADES
Colocar uma lista equivalente a uma lista de supermercado e pensar que está o nosso dia organizado é muito errado.
Prefira realizar a sua lista definindo os assuntos mais importantes a tratar. Numere por ordem de importância, ou seja, ir ao supermercado é menos importante que uma reunião.
3. FAÇA O PLANEAMENTO DA SEMANA OU ATÉ DO MÊS
Se tiver um plano do seu mês poderá imaginar o que quer e o que precisa de fazer no futuro. Se planear diariamente deixará muita coisa para a última hora e achará que não tem tempo para nada.
4. DEFINA UMA HORA DE TÉRMINO
Siga um pouco a Lei de Parkinson, ou seja, “maior será a sua capacidade de concentração quanto menos for o tempo disponível para realizar uma tarefa”. Se colocar uma hora de término e cumprir essa hora irá se sentir pressionado a realizar essa tarefa, concentrando-se apenas nisso e elevando todo o seu potencial.
5. A QUANTIDADE DE TAREFAS DEVE SER REALIZÁVEL
Querer fazer tudo pode acabar num não conseguir fazer nada. De nada vale criar uma lista imensa de tarefas e depois não conseguir cumprir. Coloque apenas um número possível de tarefas a realizar. Experimente colocar no máximo três tarefas indispensáveis para o seu dia. Se tiver só uma tarefa indispensável melhor, pois aí terá a certeza que irá conseguir cumprir.
6. DÊ UMA RECOMPENSA A SI MESMO
Se conseguir cumprir todas as suas tarefas é sinal de que se organizou bem e foi produtivo. Por isso, sinta-se compensado pela sua vitória e dê um presente a si mesmo. Leia um livro, brinque com os seus filhos, veja um filme e relaxe. Não aproveite para completar mais tarefas que nem sequer estavam programadas. Dedique esse tempo a si.
7. AGENDA NÃO É UM CARRASCO
A ideia é ter mais tempo livre para si e não ficar mais ocupado. Se isso acontecer está a ficar escravo da sua agenda, pare e analise a forma como está a gerir o seu dia.

Não é uma tarefa fácil organizar o dia e exige persistência. Não desista e verá o seu tempo mais bem aproveitado.

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