Incentivar o Bebé a Falar

imagem1

Existe uma imensa felicidade quando o bebé começa a fazer algo antes do “tempo previsto” mas, quando o bebé está atrasado em relação a esse tempo, começa a preocupação dos pais.

O nosso Glambaby está a 10 dias de fazer 15 meses e a única palavra que se ouve, muito raramente, é “Olá”. Há um “mamamamama” mas mais nada. E daquilo que se lê, com este tempo já teria que dizer mais alguma coisa.

É suposto que, com 12 meses, já Se oiça”mamã” ou “papá”. Mas algumas crianças demoram um pouco mais, o que não deve ser encarado como um problema pelos pais.

A preocupação deverá começar quando a criança passar dos 24 meses sem produzir palavras e aí necessitará da ajuda de um fonoaudiólogo.

Para que esse desenvolvimento da linguagem ocorra sem ser necessária ajuda deste género, eis alguns cuidados que estamos a pôr em prática com o nosso Glambaby:

  • Dizer sempre a pronúncia correta. A criança aprende observando, daí a importância de falar corretamente com ela.
  • Falar da forma natural. Tendência de qualquer pai e mãe é infantilizar a voz quando está a falar com o bebé. Isso é errado, fale antes de forma simples, com boa entonação, destacando os nomes de objetos e pessoas.
  • Olhe para ele e mostre a sua boca. Esta é uma forma de estimular o bebé a espelhar-se em si, ele vê como o som é produzido e pode imitar melhor.
  • Cuidado com a euforia. Quando o bebé fala uma palavra pode incentivá-lo mas com moderação pois, muita euforia pode assustar a criança e atrapalhar o seu desenvolvimento.
  • Peça ajuda do irmão mais velho. O bebé consegue diferenciar uma criança de um adulto e pode aprender e imitar mais rápido com ela. Se for o primeiro filho, como o nosso, procure o contacto com outras crianças.
  • Não deixe a criança acomodada. Se o bebé tiver tudo o que precisa à sua frente sempre, ele não precisa de chorar, apontar, tentar balbuciar ou fazer qualquer sinal, ou seja,  não há estímulo para que ele melhore a comunicação.
  • Brinque bastante. O acto de brincar também é ensinar. O bebé que vive num ambiente de stress e de tensão, pode ter mais dificuldades para se desenvolver de forma saudável.
  • Desligue rádio, televisão e computador. A competição da fala dos pais com o som de outros aparelhos pode atrapalhar o entendimento e a concentração do bebé. Não que esses meios de comunicação sejam prejudiciais, mas não podem ser o principal elemento de estimulação.
  • Aproveite situações da rotina. Quanto mais a criança for exposta à linguagem, melhor será para seu desenvolvimento. Conte histórias, cante músicas e vá explicando ao seu filho o que está a fazer. Assim o cérebro dele vai memorizando as palavras.

Mesmo que pareça que nada está a resultar, não desista… faça como nós! Algum dia o nosso Glambaby nos vai presentear com as suas palavras.

Advertisements