Como Ensinar Um Bebé…

limites

Como sabem, sou mãe de primeira viagem… e tendo esta condição, por vezes, tudo nos parece mais difícil e, nem sempre fazemos as coisas certas.

Já falei antes que este blog foi iniciado para partilhar tudo aquilo que eu vou aprendendo com muita pesquisa, de forma muito autodidacta. Pouco ou nada sabia de maquilhagem, nem de decoração, nem de moda… muito menos de como educar um bebé. E, por isso, cada vez que tenho que procurar ajuda, e a recebo, é essa ajuda que pretendo passar a quem lê este blog.

E foi o que aconteceu agora…

O Glambaby tem agora 13 meses e, como qualquer bebé, tudo o que ele não pode fazer é o mais atractivo. E dizer um simples não com cara feia não estava, de todo a resultar.

Por isso, além de pedir conselho à avó (que teve três filhas com personalidade forte), recorri a alguns artigos sobre o assunto e pus em prática.

Ou seja, em vez de lhe dizer não, passei a explicar, de forma clara e concisa o porquê de não poder fazer algo.

Por exemplo, “A cadeira é para sentar, se te puseres de pé, vais cair e faz dói dói!” “Senta na cadeira, senta! Ai tão lindo sentado!” E não é que já se tenta pôr menos vezes de cima da cadeira?!

Realmente, às vezes temos que ter a capacidade de recuar na forma como estamos a tentar ensinar e procurar outras formas mais indicadas.

Deixo-vos o link que me ajudou a reflectir e a tomar uma nova atitude perante as “trapezices” do meu pequeno aventureiro.

O texto chama-se: “A Arte de Dizer Não, Como Educar Positivamente

Vale muito a pena ler.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s