Rendida à yämmi 2

yammi

Sempre fui, um pouco, contra este tipo de robot de cozinha…

Quer fosse a Yämmi ou Bimby ou outro qualquer…

Isto, essencialmente, por causa dos preços praticados e por achar que seria mais um “trambolho” para ocupar espaço na cozinha.

Porém, depois de ver vários vídeos de como facilitar a vida a uma mulher e mãe, acabei por sondar as diferenças e semelhanças entre estes dois modelos de robots e pensar em comprar um.

Percebi então que, em termos de funções ambas permitem amassar, aquecer, bater em castelo, cortar, cozinhar a vapor, emulsionar, ferver, liquidificar, misturar, moer, picar, pulverizar, ralar, refogar, saltear, triturar. Tanto uma como a outra permitem ajustar a temperatura, o tempo e a velocidade a qualquer altura. Permitem, também, escolher temperaturas entre os 37º e os 120º, têm 11 velocidades e a turbo.

Com a chegada da Yämmi 2, a Bimby perdeu a vantagem por apenas precisar de uma lâmina para todo o serviço, enquanto que a Yämmi 1 trazia duas: uma para cortar, outra para misturar. Além de ambas incluírem um acessório misturador para preparar claras em castelo, cremes, molhos ou mousses.

Há, realmente, diferença em termos de ecrã pois, a Bimby tem um ecrã táctil com apenas um botão para todas as funções. Enquanto que a Yämmi tem vários botões para começar a cozinhar: o botão selector e um botão para cada função. Este botão selector acende a luz azul quando trabalha a temperaturas até 60°C e a luz vermelha para temperaturas superiores a 60°C.

Outra diferença que havia, mas a Yämmi 2 veio mudar isso, é que tanto a Bimby como a Yämmi trazem a balança incorporada, ambas com função tara.

Bimby e Yämmi estão preparadas para cozer a vapor o que é uma vantagem extra neste tipo de equipamento e podem, em simultâneo, cozinhar no copo e na bandeja do seu robot de cozinha, preparando vários pratos ao mesmo tempo com um só electrodoméstico. Imagine preparar uma sopa e o prato principal ao mesmo tempo, num só aparelho. Para cozinhar a vapor, a Bimby, tem dois níveis e um tabuleiro, já a Yämmi, tem três níveis e dois tabuleiros.

No que diz respeito ao copo, a Bimby tem um de 2,2 litros e a Yämmi um de 2,5 litros podendo, no caso da Yämmi adquiri um copo maior com capacidade para 3,7 litros.

Claro que a Bimby, por ser mais popular conta com milhares de receitas em diversas revistas, livros, etc… enquanto que a Yämmi traz apenas o livro com 300 sugestões e a revista Continente vai trazendo outras receitas novas. Porém, até isto pode ser contornado pois, já existe uma tabela de conversão entre os diferentes modelos de robot da Teleculinária que nos permite fazer as receitas da Bimby, facilmente na nossa Yämmi.

Tendo tido em conta todos estes pontos e a diferença de preço, acabei, por isso, por comprar a Yämmi 2 e as receitas que fizemos até agora fizeram-me render a este pequeno cozinheiro.

Bolo de Côco, Salmão com Batatas e Molho de Cogumelos, Molho Bolonhesa, Crepes de Aveia (receita da Bimby adaptada à Yämmi) foram algumas das delícias feitas por aqui.

Que acham desta máquina?! Qual é que vocês têm?!

Advertisements