Este Natal, Deixe o Telemóvel Fora da Mesa

shutterstock_158087222-1000x288

As novas tecnologias têm tomado conta das nossas refeições em família e retirado a nossa convivência cara a cara. Chegamos ao cúmulo de estarmos à mesma mesa e falar através de Messenger, Whatsapp e afins.

A dica de hoje, agora que estamos mesmo à porta do Natal, é criar uma nova tradição familiar: deixar as novas tecnologias fora da mesa de refeição.

Para isso, tenha sempre uma caixa por perto e, quando a refeição estiver para começar, peça a todos que coloquem lá os telemóveis em silêncio. Decore a caixa com post-its, com frases engraçadas sobre o porquê da existência daquela caixa, assim saberão o motivo dela existir e, talvez, não criem tanta resistência.

Experimente fazer um jogo em que, a primeira pessoa que não aguentar e for buscar o telemóvel tenha que lavar a loiça e arrumar a cozinha. Quem aguentar sem telemóvel recebe uma recompensa.

Crie temas interessantes de conversa à mesa para que todos se sintam interessados pela mesma e não sintam necessidade de se refugiarem nas novas tecnologias.

Explique o conceito de família e o quanto as refeições são importantes para compensar o pouco tempo que conseguem estar todos juntos e o quanto os telemóveis vêm interferir nisso. E não se esqueça de dar o exemplo, ou seja, o seu telemóvel terá de ser o primeiro a sair da mesa.

Telemóveis encaixotados já! Para bem da harmonia das suas refeições de Natal e, posteriormente, das refeições do seu dia a dia.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s