Dica de Organização | Listas de Natal

festas1

Sim, sim, sim… ainda estamos em Novembro e, por isso, para quê pensar no Natal nesta altura?!

É simples! Para deixar de andar a correr, à última da hora, em busca dum presente qualquer para alguém, ou para não se esquecer daquele ingrediente essencial da receita de família.

Principalmente, quem organiza a festa em casa, são muitos os itens a não esquecer, muitas preocupações, cuidados e responsabilidades. Afinal, como bom português, tudo tem que estar perfeito!

Organize-se por etapa, planeando uma a uma para que tudo dê certo:

Convidados
Vá, desde já pensando quem irá convidar pois, resolvenso este ponto, saberá também a quem terá que dar uma lembrança. Tenha em atenção o espaço que tem disponível. Depois de fazer a lista, convide-os, oficialmente, por e-mail ou por telefone. Dê uma data limite para confirmarem e avisarem se vêm acompanhados.

Tenha em atenção o horário que escolher para a sua festa quando convidar crianças, pois algumas têm um horário para ir dormir. Programe bem o horário para os convidados chegarem, a ceia ser servida e a troca de presentes acontecer.

Presentes
Se tiver que oferecer presentes a muita gente, procure ideias e lojas pouco conhecidas e acessíveis. Opte por itens úteis e originais. Para encontrar o presente ideal, aproveite para passear pelas ruas da localidade onde mora. Por vezes, o presente ideal está numa loja que você nem sequer sabia que existia.

Limpeza e manutenção
A casa precisa de estar sempre impecável mas, nestas alturas de festa, ainda mais. Conhece, aos poucos a fazer as limpezas mais profundas para, quando chegar ao Natal, ser só fazer a manutenção.

Dando a festa em casa, pense em retirar tudo que não será usado na noite, de forma a deixar os espaços mais amplos, como enfeites e mesas de centro. Verifique se há cadeiras e louça para todos e, se não houver, não hesite em pedir emprestado aos convidados mais próximos ou comprar descartáveis natalícios, se não tiver outra solução.

Decoração
A árvore não pode faltar! Crie, você mesma, os centros de mesa mas nada muito exagerado… O Natal é harmonia, por isso, torne a sua decoração harmoniosa e leve.

Menu de Natal
Passamos um ano inteiro à espera das delícias natalícias. Comece a fazer já a lista do que é tradição, na sua família, ter na mesa para não se esquecer de nenhum doce ou salgado importante e, mais tarde, poder comprar os ingredientes que irá precisar.

Lembre-se, não faça grandes quantidades porque, normalmente, o menu é mais extenso, ou seja, há bastante variedade e, por isso, as pessoas acabam por comer um pouco de cada coisa.

Divisão de tarefas
Tendo em conta que são muitos detalhes a ter em conta. não tenha receio de pedir ajuda aos convidados da festa. Cada convidado pode trazer um miminho para a mesa, ou pode dar-lhe dicas sobre o presente a dar a determinado membro da família ou amigo. A interajuda torna a festa ainda mais bonita.

Planeando tudo com antecedência fará com que chegue ao dia sem tantas preocupações.

Anúncios