A Alimentação da Mãe Durante A Amamentação

Mother with her baby boy.

Enquanto a mãe amamenta, os cuidados com a alimentação deverão ser os mesmos aos da gravidez, tentando ter uma alimentação diversificada, completa e nutricionalmente equilibrada.

Essencialmente, a mãe terá que ter uma alimentação saudável como uma pessoa, sem ser nestas condições deveria ter. Ou seja, comer vegetais e frutas, cereais integrais, produtos lácteos, carne e peixe; evitar bebidas alcoólicas e beber, pelo menos, 1,5 litros de água por dia.

Procure incluir da sua dieta saudável, alimentos com:

  • Ferro e Proteínas (carnes de aves, peixe e ovos)
  • Cálcio (iogurtes, queijos e até um litro de leite de vaca ou derivados)
  • Hidratos de carbono de assimilação lenta (cereais integrais, pão escuro e vegetais ricos em fibras)
  • Vitaminas e Sais Minerais (fruta fresca, saladas de alface e/ou cenoura)
    Oleaginosas ao natural (nozes, amêndoas, entre outros)

Deverá, ainda, usar o azeite para cozinhar e temperar, e ingerir bastantes líquidos tais como: água, infusão de cidreira, camomila ou de funcho. Coma se forma moderada e várias vezes ao dia, ou seja, sempre que se sentir fome.

Enquanto amamentar, há alimentos que deverá evitar, ou porque não são tão saudáveis ou porque alteram o sabor do leite do bebé. São eles:

  • Alimentos que produzam gás (alho, espargos, couve-flor, brócolos, couve-de-bruxelas, couve verde escura, grelos, pepino, pimentão verde e vermelho, cebola crua e favas, fritos ou moluscos)
  • Frutos como os citrinos, kiwi, banana, frutas silvestres e morangos
  • Chá preto, bebidas à base de chá, café, bebidas alcoólicas ou sumos gaseificados
  • Condimentos e especiarias
  • Diminuir a quantidade de alimentos crus. Procure fazer uma dieta de 70 a 80% de alimentos cozidos e apenas 20 a 30% de alimentos crus. Prefira os cozidos, grelhados, assados e fruta cozida.
  • Hidratos de carbono refinados (confeitaria e refrigerantes açucarados)
  • Produtos industrializados, com alto teor de açúcares e gorduras saturadas
  • Evitar bebidas gaseificadas,
  • Reduzir o consumo de sal e o consumo de alimentos salgados

O leite materno possui todas as substâncias necessárias à saúde do bebé. Os anticorpos que este contém são indispensáveis e insubstituíveis.

Cuide de si, assim está a cuidar ainda melhor do seu bebé.

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