Quando os Intestinos do Bebé são Teimosos!

shutterstock_18295780

Quando o nosso Glambaby nasce, gostamos de saber que está tudo bem com ele. Porém, num bebé, pode haver sempre alguns pequenos problemas, principalmente no início.

O intestino, por estar em período de transformação e adaptação, é mais frágil. Intestino preso, fezes secas e gases podem ser uma constante.

É importante os pais estarem atentos pois, cada criança tem o seu próprio ritmo.

Hoje damos algumas dicas para ajudar o seu Glambaby a regular o seu pequeno intestino.

  1. Observe o seu pequenote. Se o seu bebé estiver com o abdómen distendido, fizer muita força para evacuar ou chorar muito com as cólicas, ele pode estar com o intestino preso. Número de evacuações maior do que o normal e fezes amolecidas indicam desarranjo intestinal.
  2. Procure dar alimentos que ajudem a regular o intestino preso. Alimentos ricos em fibras naturais melhoram a obstipação. Frutas laxativas, vegetais de folha cozidos, quiabo, vagens, feijão, lentilha, aveia e farelo de trigo, são alguns exemplos que ajudam a soltar o intestino preso. Se o bebé só for amamentado, a mãe deverá ingerir este tipo de alimentos para os passar ao bebé através do leite.
  3. Para regular o intestino solto, pode-se oferecer sumos coados de maçã ou pêra. Creme de arroz, administrado junto com o leite, pode minimizar os efeitos da diarreia.
  4. Bebés que tenham muitos gases não devem comer leguminosas como feijão, ervilha, lentilha ou o grão de bico. O açúcar também deve ser retirado da dieta, pois causa fermentação e distende o abdómen.
  5. O choro é o principal sinal de que o bebé tem cólicas. Procure observar a que horas o bebé teve a cólica e qual foi o último alimento que foi ingerido. Evite alimentos mais susceptíveis a provocar cólicas como refrigerantes, café, alho… e, mesmo assim, alguns bebés podem continuar a ter cólicas até os quatro ou cinco meses de vida, enquanto o sistema digestivo amadurece.
  6. A introdução de outro leite que não o materno deve ser feita com muito cuidado, pois é importante observar a reação do bebé a ele. As reacções alérgicas são comuns nesta fase. Um leite não adequado, doses erradas, pode causar muita flatulência, obstipação ou diarreia.
  7. Deixar o bebé mexer-se à vontade ajuda a regular o intestino, massagens na região abdominal e movimentação das perninhas também podem ajudar a eliminar os gases. Por fim, um banho com água morna pode ajudar a criança a relaxar.

Pode demorar alguns meses mas, o Glambaby vai acabar por regular com estes cuidados.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s