Substâncias Perigosas Para o Bebé

144320340

Quando chega a altura em que os nossos glambabys começam a pôr tudo à boca de forma a conhecerem o mundo, chega também a altura em que centenas de crianças sofrem algum tipo de intoxicação acidental.

É, por isso, de extrema importância tirar todo o tipo de materiais tóxicos e remédios do alcance delas e mesmo assim, às vezes, o mal acontece.

Daí ser importante saber o que fazer numa situação de intoxicação ou envenenamento acidental do bebé.

Assim que se aperceba que o seu bebé poderá ter ingerido alguma substância tóxica, ligue de imediato para o Centro de Informação Antivenenos (CIAV)  que é um centro médico de informação toxicológica cujo número é 808 250 143. Ou, na falta deste número, tenha sempre à mão o número da Saúde 24 que, caso seja necessário, eles encaminharão a chamada para o CIAV. Será logo informada do que deverá fazer.

Tenha à mão o produto que o seu bebé ingeriu para poder informar o CIAV de forma correcta, informe o peso e a idade do bebé e a hora a que ocorreu o incidente.

Nunca por nunca provoque o vómito ao bebé sem receber orientação especializada.

Mas como a melhor coisa a fazer é prevenir, para que estes incidentes sejam impossíveis de acontecer no seu lar, encare todos os produtos de limpeza, remédios e produtos de beleza como coisas perigosas para o seu filho. Guarde estes produtos num armário a mais de 1,5 metro de altura, ou então em caixas ou gavetas trancadas.

Tenha especial cuidado com os remédios que transporta na mala. Não deixe o seu filho brincar com recipientes de remédio, mesmo que vazios.

Aqui fica uma lista daquilo que terá de guardar melhor com um bebé em casa:

  • Produtos de limpeza.
  • Remédios. Mesmo os medicamentos infantis são perigosos.
  • Cosméticos.
  • Plantas.
  • Solventes, querosene, parafina e produtos para polir metal.
  • Inseticidas e pesticidas.
  • Substâncias destinadas a adultos. O tabaco pode ser letal para uma criança. Bebidas alcoólicas também são extremamente perigosas.

Porque prevenir é demasiado importante para ignorar.

 

Anúncios