Os Perigos do Bebé que Gatinha…

bebegatinhar

A semana passada falámos de como incentivar o bebé a começar a gatinhar, esta semana vamos falar dos perigos que ele enfrenta quando percorre a casa de gatas e como prevenir. Uma verdade é que devemos deixar o nosso Glambaby explorar e brincar pela casa fora mas, para isso, devemos acondicionar adequadamente a nossa casa.

São pequenos cuidados mas que farão toda a diferença para tornar a nossa casa mais cómoda e segura.

Um dos pontos a ter em conta são as arestas dos móveis, radiadores ou qualquer objecto pontiagudo. Existem protectores de arestas que, como são acolchoados, evitam que o bebé se aleije ao dar os primeiros passos.

Outro ponto é o pavimento da casa que deveria ser antiderrapante. Mas como nem sempre temos essa possibilidade de ter um pavimento assim e o parquet e os azulejos são materiais perigosos se não for usado calçado adequado, é aconselhável colocar, por exemplo, um tatame ou blocos de borracha eva nas zonas onde o bebé mais anda. E mesmo assim, como os nossos glambabys gostam muito de sair dos espaços que lhes são dedicados, usem usar meias com bolinhas de látex ou silicone e sapatilhas com sola de borracha antiderrapante que se encontram facilmente em lojas de roupa de bebé.

Uma contagem de todas as tomadas às quais o bebé poderá alcançar e proteja-as. Existem no mercado packs baratinhos deste tipo de protectores. Mesmo assim, deverão ter em atenção que o bebé não derrame água ou leite para cima das tomadas porque estes protectores não são contra líquidos.

As camas também podem ser um problema para o seu bebé. Evite colocá-las perto das janelas e, mesmo que tal não aconteça, é aconselhável proteger cama e janelas com barreiras porque o seu glambaby pode arranjar sempre forma de escalar qualquer tipo de objecto para alcançar a janela ou para sair da cama.

As escadas em casa são um verdadeiro perigo para os nosso bebés, para eles é um espaço a explorar, para nós pais é um espaço a vedar. Mais uma vez, existem produtos no mercado que vedam o acesso dos nossos tesouros a este espaço. Importante deixar dempre o produto fechado à nossa passagem. Não adianta o produto estar lá e haver esquecimento de o fechar.

É importante dar liberdade aos nossos glambabys para que possam investigar, aprender e estimular a curiosidade dos mesmos. O desenvolvimento deles depende muito de como potenciamos a sua inteligência espacial e relacional, e os ajudamos a desenvolve a psicomotricidade. Mas nunca se esqueçam de prevenir eventuais acidentes.

Anúncios