Que Frutas e Legumes Dar ao Glambaby?!

babe with vegetables

Há muito a dúvida do que se pode dar ou não aos nossos pequerruchos. As opiniões que ouvimos são imensas e, quando se é mãe pela primeira vez, tem-se a tendência de se ir pelo que dizem os mais velhos porque eles têm mais experiência.

Porém, isso pode ser um erro. O esquema de alimentação aconselhada hoje em dia é diferente do que há uns anos atrás.

A fruta desempenha um papel primordial com o início da introdução de novos alimentos e texturas na dieta do bebé. O hábito de consumir legumes e fruta crua, deve estar bem implementado, antes da criança se tornar mais selectiva, o que acontece por volta dos 12-18 meses. Importa saber que há alimentos mais alergénicos que outros e, por isso, há uma altura adequada para introduzir cada um deles.

Ao longo do primeiro ano de vida, a fruta desempenha diversos papéis na diversificação do regime alimentar da criança. De primeiro alimento sólido oferecido, passa para complemento da refeição, preferencialmente a seguir à mesma, para garantir a absorção mais eficaz do ferro existente na carne, peixe e ovo.

Aqui ficam as frutas que pode ir dando ao longo do crescimento do seu Glambaby:

4 MESES
Maça
Pêra
Pêro
Banana
6 MESES
Marmelo
Melancia
Meloa
Melão
Ameixa
8 MESES
Uva
Abacate
9 MESES
Pêssego
Ananás
Nêsperas
Damascos
Nectarina
12 MESES
Frutos silvestres, frutos do bosque ou frutos vermelhos (morangos, groselhas, framboesas)
Citrinos
Frutos tropicais

10-passos-menor-de-2-anos-1

Ricos em vitaminas, sais minerais e outras propriedades benéficas, os legumes são dos primeiros alimentos a introduzir na alimentação sólida. O início irá influenciar a forma como o bebé irá reagir a alimentos saudáveis para o resto da sua vida.

Começa-se com a oferta dos legumes em sopa mas, ao longo de tempo, deve-se variar a forma e variedade, tornando-os numa presença habitual à mesa, como complemento de todas as refeições não só da criança, mas de toda a família.

Estes são os legumes a introduzir ao longo dos meses:

4-5 MESES
Batata
Batata doce
Abóbora
Courgette
Cenoura
Alface
6 MESES
Feijão verde
Agrião
Xuxu
Bróculos
Couve-flor
Alho
8 MESES
Ervas aromáticas (funcho, coentros, salsa, cidreira, tília, camomila)
9 MESES
Couve branca
Couve coração
Beterraba
Couve lombarda
Penca
Nabo
Espinafre
Beringela
12 MESES
Leguminosas (grão de bico, feijão, lentilhas)
Tomate
Nabiças
24 MESES
Favas
Grelos

É sempre importante consultar o médico do seu Glambaby para saber alguma restrição que o seu bebé possa ter que ter na alimentação, ou mesmo, a introdução mais cedo de algum alimento.

Anúncios