Coração de Viana na Bijuteria

Desfile Mordomia, Viana do Castelo (13)

Os corações de Viana têm origem marcadamente religiosa. Na antiguidade clássica o coração representava o centro da vida, da solidariedade, da fraternidade e amor, sendo estas as características mais salientes na vida dos santos, por isso eram representados com o coração fora do peito. Estes corações sublinhavam o calor do amor com as chamas que brotavam da parte superior, sendo essa parte uma estilização dessas mesmas chamas, por isso chamarem-se corações flamejantes ou duplos. Apareceram em Portugal com o culto do Sagrado Coração de Jesus e daí o povo gostar de o usar ao peito como símbolo sagrado, com formas mais simplificadas. Podem ser em chapa (ocos), filigrana ou chapa abatida ou gravada.

Manuel Rodrigues Freitas, A falar de Viana, 2013

E é sem dúvida um símbolo português que, hoje em dia, é criado e recriado por várias marcas, nos mais variados produtos.

Hoje mostramos uma marca que adaptou o Coração de Viana de forma diferente na bijuteria e que, a Urban Glamourous, descobriu por acidente numa pesquisa recente sobre este mesmo coração, na altura em que a autora deste blog decidiu fazer o seu “Bouquet Eterno” de noiva com este símbolo.

A marca é a Fankikas e são várias as peças super originais e glamourousas que a Urban Glamourous adorou.

Visitem o site! Entretanto, ficam aqui algumas imagens dos produtos desta marca.

SONY DSC SONY DSC fankikas2

SONY DSC fankikas5 fankikas6

Fotografias by Fankikas

Anúncios