Sugestão de Livro | A Travessia

a travessia

Ser glamourosa não é, apenas, a aparência física, é todo um conjunto de factores que nos faz ter glamour.

Um desses factores é, também, a preocupação com o que se passa à nossa volta, com o que se passa com o mundo…

A Síria é uma preocupação dos nossos dias e, é sempre bom saber mais antes de darmos a nossa opinião sobre os refugiados, sobre quem arrisca a sua própria vida e a vida dos seus familiares numa viagem só de ida para fora da Síria.

“A Travessia” é uma excelente leitura para quem quer perceber mais… Escrito por Samar Yarbek que vive, neste momento, em Paris (desde 2013) e é síria.

Não teve uma vida fácil e começou a ser perseguida pelas forças secretas do regime e teve de sair da Síria por esse motivo. Já voltou lá algumas vezes, de forma clandestina, para servir de testemunha.

Escreveu este livro a partir do que viveu nesses regressos clandestinos à Síria… o que encontrou por lá, as pessoas com que conversou… são estes testemunhos em forma de reportagem que pode encontrar no livro.

Para que, possamos fazer alguma coisa…

Sinopse

“A Travessia” é a Síria; é o testemunho sobre como se destrói um país, sobre os seus múltiplos agressores, sobre como se sepulta quem o habita. Empresta voz aos que ficaram, aos que resistem, aos que sobrevivem. E dá-lhes um rosto, um nome – o perigo de os tornar realmente próximos de cada um de nós. «Com imagens de selvajaria que fazem de nós monstros com coração de pedra, a máquina global da comunicação social apregoa um bárbaro cinto de transmissão de atualizações que se certifica que cada vítima seja esquecida assim que a seguinte apareça, fazendo crescer uma nauseante familiaridade da magnitude da morte. Consumimos as notícias e de seguida deitamo-las fora com o lixo.É nisto que os sírios se transformaram em quatro anos.»do Epílogo

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s