Quando o Bebé Não Quer Dormir…

bebe-dormir-a-noite-toda

Enquanto não somos pais habituamo-nos a dormir 8 ou às vezes mais horas por noite mas, quando somos pais, tudo isso muda. Os recém-nascidos dormem bastante quase nunca dormem mais que três ou quatro horas de cada vez, seja durante o dia ou à noite.

Para conseguirmos ter, novamente, noites mais ou menos bem dormidas é importante, desde cedo, criar hábitos de sono ao nosso bebé.

Para isso é essencial ajudar o seu filho a se preparar para uma boa noite de sono:

  • Aprenda a entender os sinais que indicam cansaço.
    Nas primeiras seis a oito semanas de vida, o bebé não consegue ficar acordado por mais que duas horas por vez. Se você esperar muito mais que isso para colocá-lo para dormir, ele estará cansado demais e não vai conseguir adormecer com facilidade, por incrível que pareça. Preste atenção nos sinais de cansaço (esfregar os olhos, mexer na orelha, olheiras) e ponha logo o bebé no berço ou no carrinho. Desta forma ele aprende a dormir sem ser no colo.
  • Comece a ensinar a diferença entre dia e noite.
    Nos primeiros dias, não há muito o que se fazer quanto a isso. Mas, quando o bebé tiver por volta de 2 semanas, você pode começar a fazê-lo distinguir o dia da noite. Mantenha a casa bem iluminada durante o dia e não se preocupe em evitar os barulhos da rotina doméstica, como o telefone, as conversas ou o aspirador de pó, mesmo que ele esteja dormindo. Se ele costuma dormir durante todas mamadas, acorde-o, procure conversar e cantar. À noite, tente não o excitar muito quando for ao quarto dele para amamentá-lo, acenda o mínimo de luzes e faça pouco barulho. Deixe que o bebê adormeça por conta própria.
  • Quando ele tiver por volta de 6 a 8 semanas, tente deixar o bebê adormecer sozinho. Coloque-o no berço quando ele parecer cansado, mas ainda estiver acordado. Se desde o começo você acostumar o bebé a dormir sozinho, ele vai aprender esse ritual na hora do sono — e se você sempre niná-lo é isso que ele sempre vai esperar.
  • Para estabelecer um padrão de sono, é importante seguir a mesma rotina de dormir todos os dias.

Basicamente, tudo isto para ajudar o seu filho a, gradualmente, aprender a dormir a noite inteira. Especialistas divergem sobre a melhor forma de se fazer isso, e há muitas filosofias, bem diferentes entre si, e bastante polémicas.

Até os 3 meses, é inevitável que seu filho acorde à noite, portanto não adianta criar expectativas de que ele já comece a dormir a noite inteira. Até os 5 ou 6 meses, é provável que ele ainda acorde para mamar.

Isso não impede que lhe vá dando bons hábitos de sono. A criação de um ritual da hora de dormir é um deles: coloque-o no berço mais ou menos no mesmo horário todos os dias, depois de seguir a mesma rotina.

A verdade é que não há jeito “certo” de fazer seu filho dormir a noite toda. Você tem que escolher um método que se ajuste à maneira de ser de sua família e seja confortável para seu coração de mãe.

Experimente ler o livro “10 dias para ensinar o seu filho a dormir” e veja se esse será o método ideal para o seu bebé dormir.

Para o meu GlamBaby foi.

10dias

Advertisements